Edson Grothe mensagem evangélica

O Sagrado e o Profano

22:01Waldryano Diácono


O sagrado e o profano.
Escrito por Edson Grothe


"Ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser" - Santo Agostinho

Vamos analisar a etimologia de cada palavra.

Sagradoprovém do latim "sacratu", e expressa uma qualidade sobrenatural, além da razão humana,  pura, santa, imaculada. Entretanto nem tudo que é sagrado é santo, mas tudo que é santo é sagrado.   A mais de meio século as doutrina sagradas vem sendo combatidas incansavelmente, porque a fixação da construção do sentido humano se reflete nele.

O que a igreja sempre defendeu como dever sagrado a palavra de Deus, a vida, a família, a fé, o ensino, o trabalho, o saber, a filosofia, a interpretação, o vernáculo, a oratória, etc..., vem sendo cotidianamente combatidas incansavelmente por grupos, com um alcance, além de sua limitações reflexivas, tentado estabelecer uma conexão entre o sagrado e o profano, com objetivo espúrio de diminuí-lo, as vezes culturalmente utilizando de argumentação literária, (dando um sentido de magia ou mito ao verbo divino, o que é inaceitável) ou as vezes inserindo pessoas mal intencionadas dentro do contexto sacramental.

"As sagradas escrituras são como que cartas da nossa pátria"- Santo Agostinho.

Profanoprovém do latim "profanu"; e é aquilo que é alheio ao contexto religioso, secular, leigo, contrário ao respeito devido as coisas tido como sagradas. O profano não respeita os ritos, os cultos, as diferenças religiosas, viola regras sagradas, abusa de prática impuras, não respeitando a vida, a família, a fé, o ensino, o trabalho, o saber, a filosofia, a interpretação, o vernáculo,  oratória e nem seu semelhante ; O profano se conhece pela indignidade de seus atos, pelo prejudicialidade e as malevolências a pessoas, pela constante inconformidade de sua existência ontológica.

A bíblia nos dá um relato bem claro disso no livro de Ezequiel 44:23

"Deverão ensinar o meu povo a distinguir entre o sagrado e profano, e farão que ele conheça a diferença entre puro e impuro".



Gostou da msn? Dá um maizinhos no Google+compartilha ela no Facebook ajude ela ir mais longe!


 

You Might Also Like

0 comentários

Formulário de contato